Ultimas

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Deputado federal precisa de 170 mil votos para se eleger.

Simulação foi realizada pelo economista e consultor de pesquisa e mercado, Maurício Costa Romão, através do cálculo do quociente eleitoral.

Para conquistar uma vaga de deputado estadual na eleição de outubro, o candidato deverá obter, no mínimo, 69.675 votos. No pleito de 2010, a média era menor. Eram necessários 55.099 votos para se eleger. Já para deputado federal, o postulante terá que correr atrás de 170.839 - oito mil a mais do que na eleição passada, quando um parlamentar garantia sua cadeira na Câmara Federal com 162.728.

A simulação foi realizada para o Correio pelo economista e consultor de pesquisa e mercado, Maurício Costa Romão, através do cálculo do quociente eleitoral. Para chegar ao resultado, foram utilizados dados disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TSE) que serão empregados na eleição de outubro. 

Maurício Romão explicou que os elementos determinantes para calcular o quociente eleitoral são o eleitorado, a abstenção ou votos apurados, votos brancos e nulos e, consequentemente, os válidos. “Dessas variáveis, a única que se conhece de antemão é o eleitorado. As outras só conheceremos depois do pleito. Por isso, o que temos é uma estimativa”, ponderou o consultor.
 Portal Correio/Foto reprodução Portal Correio

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 jornal folha informa
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates