Ultimas

terça-feira, 16 de setembro de 2014

'Achei que era boneca', diz agricultor que encontrou criança abandonada

Agricultor Luiz Neri aponta local onde menina mais
nova foi abandonada (Foto: Reprodução / EPTV)
Guarda resgatou dois bebês em estado de abandono, em Artur Nogueira.
Conselho Tutelar fará pedido para acolhimento deles em casa assistencial.



"Eu achei que era uma boneca, mas era uma criança. Pensei até que estava morta, mas estava mexendo, viva". O relato em tom de surpresa foi feito pelo agricultor Luiz Neri, na tarde desta terça-feira (16), após ele achar uma das duas meninas abandonadas perto de um canavial, em Artur Nogueira (SP).

Veja mais notícias aqui

Segundo a Guarda, as menores, uma com idade aparente de 3 meses e a outra de 2 anos, foram encontradas após denúncia da moradora de um sítio da região, onde a criança mais velha chegou a pé durante a manhã. Não há informações sobre o parentesco entre elas. O Conselho Tutelar foi acionado e deu entrada no processo para acolhimento.

Crianças são resgatadas em estado de abandono
 em Artur Nogueira (Foto: Reprodução / EPTV)
facebook

O construtor Edvaldo Santana conta que a menor chegou à propriedade por volta das 9h30 e estava em estado de choque. "Estava toda suja, machucadinha. Dei água, levei ela até a minha mãe e ligamos para a Guarda", explica. A corporação foi ao sítio localizado perto de uma estrada que liga o município a Mogi Mirim (SP), mas precisou da ajuda de Neri para chegar ao imóvel. Durante o percurso, a menina mais nova foi localizada.

Atendimento médico
O guarda Roberto Silva foi quem resgatou o bebê no sítio. "Estava debilitada, a face cheia de terra". As testemunhas acreditam que as meninas sejam irmãs, em virtude da semelhança física e também porque a criança mais velha apontava em direção à estrada. "Um rapaz perguntou sobre a mãe e ela apontou para cima. Acho que ela quis dizer que a irmã estava aqui", relatou Neri. Ele disse que planeja tentar a adoção das meninas.

As duas foram levadas pela Guarda ao Pronto Socorro Municipal, no Centro, para avaliação médica. O enfermeiro Cassiano Balbino afirmou que as pacientes chegaram ao local sem sinais de violência e apresentavam tranquilidade. "Elas aparentam ter sido bem cuidadas. Agora vão passar por alguns exames como hemograma e raio-X", explicou.

No fim da tarde, as meninas receberam alta, segundo a médica Natalia Fontenele.

Acolhimento
Durante a ocorrência, os guardas acionaram o Conselho Tutelar da cidade. O conselheiro Marcelo Menezes explicou que foi ao pronto-socorro para acompanhar o atendimento e fará pedido para acolhimento das meninas em uma casa assistencial que atende crianças com até 12 anos. "A suspeita é de abandono, porque deixaram roupas pelo caminho. Vou enviar o pedido ao Fórum e aguardamos determinação judicial para transferência", explicou.

À reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, a Polícia Civil informou que abriu investigação para tentar encontrar os pais das crianças. De acordo com o Código Penal, a pena para o crime de abandono de incapaz varia de seis meses a três anos de prisão.


Do G1 Campinas e Região

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 jornal folha informa
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates