Ultimas

terça-feira, 2 de junho de 2015

Brasil é o país que pior gasta o dinheiro dos impostos em benefício da população

No centro de SP, cidadãos podem ver o quanto
já pagaram de impostos somente neste ano
Nelson Antoine/Frame/Estadão Conteúdo
Tudo o que a população brasileira trabalhou até ontem serviu para pagar tributos

Já é normal ouvir brasileiros se queixando de pagar impostos demais e que pouco têm em troca. Isso voltou a se confirmar nesta segunda-feira (1º), após a divulgação de um ranking feito pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), que relaciona a carga tributária com os serviços públicos que o poder público oferece à população.

Pelo quinto ano consecutivo, o Brasil ficou em último da lista, que reúne 30 países com as maiores cargas tributárias. O levantamento considera todos os impostos (municipais, estaduais e federais), em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) de 2013 e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que mede a qualidade de vida.

Na América do Sul, Argentina e Uruguai conseguiram posições bem melhores: 19º e 11º lugares, respectivamente. Na Europa, a Alemanha, por exemplo, tem carga tributária parecida com a brasileira, mas a aplicação desse dinheiro para melhorar a vida da população garantiu ao país a 15ª posição. A Austrália ficou no topo da lista. Em seguida, estão Coreia do Sul e Estados Unidos.

Tudo o que os brasileiros ganharam trabalhando desde o começo do ano até ontem serviu para pagar impostos: mais de R$ 800 bilhões. Além daqueles impostos diretos (IPTU, IPVA, Imposto de Renda), também há alguns que são pagos indiretamente (IPI, IOF, ICMS, entre outros).

Do R7

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 jornal folha informa
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates