Ultimas

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

China aprova a fabricação de primeiro avião elétrico tripulado

Por
UOL
Modelo RX1E de dois lugares deve começar a ser fabricado no início de 2016.
Modelo RX1E de dois lugares deve começar a ser fabricado no início de 2016.


Autoridades da aviação civil chinesa liberaram a produção comercial do avião RX1E, o primeiro do país movido a eletricidade. O modelo de dois lugares é alimentado por baterias de lítio recarregáveis. Com uma carga de 90 minutos, pode voar com uma autonomia de 45 a 60 minutos e velocidade média de 120 km/h. O avião tem uma envergadura de 14,8 metros e um peso máximo de decolagem de 230 quilos.

Por ser “amiga” do meio ambiente, a aeronave tem um forte apelo no mercado, principalmente para treinar pilotos e para o turismo. De acordo com o fabricante, já foram recebidos 28 pedidos de compra. Em entrevista ao ''China Daily'', um dos executivos afirmou que a expectativa é de que a produção anual chegue a cem unidades em um prazo de três anos.

Cada modelo do RX1E deve custar cerca de US$ 155 mil. Segundo Song Mingkai, um dos designers que projetaram o avião, cada hora de voo custará por volta de US$ 3, incluindo o valor para recarga da bateria.

O mercado de aviões movidos a energia elétrica não é novo, mas a maioria dos modelos ainda é protótipo ou não comercializado. Em 1973, o Militky MB-E1 se tornou o primeiro avião movido a energia elétrica a transportar passageiros.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 jornal folha informa
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates