Ultimas

quarta-feira, 30 de março de 2016

BARRAGENS SUBTERRÂNEAS GARANTEM ÁGUA PARA REGIÃO DE BANANEIRAS

Por
Correio da Paraíba



Serão construídas até o final de 2016, vinte (20) barragens subterrâneas na região de Bananeiras. Desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Bananeiras através da Secretaria de Agricultura em parceria com o Governo do Estado, Embrapa, Apoiar e o Instituto Sociedade População e Natureza- ISPN.

Com uma tecnologia social de baixo custo, onde é realizado o barramento com lona, impermeabilizando o solo e retendo a água no local. A técnica utilizada foi desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa e é replicada no Município, atendendo as regiões mais necessitadas de água. Já foram atendidas as comunidades de Caraubinha, Riachão, São Domingos, Santa Vitória e Boa Vitoria.

Com contrapartidas do Município, esse meio de captação de água atinge diversas comunidades carentes da região de Bananeiras que sofrem com a estiagem. A gestão municipal disponibiliza a lona e o maquinário necessário para a escavação da barragem subterrânea e a comunidade, participa dessa parceria com a mão de obra necessária para a execução da obra.

Para o Secretário adjunto de Agricultura Marcelo Lourenço, essas barragens subterrâneas poderão “garantir uma maior estabilidade e qualidade de vida para essas famílias, que terão melhor capacidade hídrica da propriedade, viabilizando um aumento na produção de alimentos, com água para irrigação e para consumo humano e de animais”.

Marcelo, ainda explicou como se dá o processo para a construção das barragens, onde é “feito um estudo na localidade para observar o solo e sua capacidade de retenção, avaliando condições propicias para a perfuração de um poço amazonas que, permite a retirada de água e dessalinização do solo. A escavação de aproximadamente 50m de largura por 4m de profundidade garante uma estrutura correta para que seja realizada a impermeabilização do local com cimento para que não ocorra infiltração conservando a retenção da água”.

A Prefeitura Municipal tem mantido uma preocupação constante na captação de recursos e meios para amenizar os processos de estiagem na região, garantindo a população uma melhor qualidade de vida.

Ascom PMB.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 jornal folha informa
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates