Ultimas

terça-feira, 8 de março de 2016

Vereador revela que peixes estão emergindo mortos no Açude de Boqueirão

Diário do Sertão

Segundo ele, pescadores relataram que já estão surgindo peixes mortos emergidos nas águas do principal açude da região de Cajazeiras

Açude Engenheiro Ávidos (Boqueirão)
Preocupado com a situação da vida aquática no Açude Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas), o vereador Neguin do Mondrian (Rede) vai acionar o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) para averiguar mortes de peixes no reservatório.

Segundo ele, pescadores relataram que já estão surgindo peixes mortos emergidos nas águas do principal açude da região de Cajazeiras. Supõe-se que a causa das mortes é a poluição da água devido ao baixo volume do açude, que está quase seco, com apenas 5% da sua capacidade.

“Eu estive lá e pude conversar com alguns pescadores que confirmavam essas mortes de peixes que está acontecendo no Açude de Boqueirão. Então é muito preocupante”, alertou o parlamentar.

Há poucos dias, Neguin já havia demonstrado preocupação com a situação estrutural do açude. No programa Olho Vivoda TV Diário do Sertão, ele revelou que uma válvula das comportas de liberação de água do açude apresenta um sério defeito mecânico que pode acarretar problemas graves quando as passagens forem abertas.

O vereador explicou que, por causa desse problema na válvula, existe o risco de as comportas não fecharem novamente quando forem abertas para escoar água para outros reservatórios da região ou para abastecer cidades vizinhas. A constatação do problema teria sido feita por um técnico do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) durante visita ao local.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 jornal folha informa
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates