Ultimas

quarta-feira, 6 de abril de 2016

CPI da Fifa pedirá apoio da Receita Federal em investigações sobre sonegação

Por
Agencia Câmara
Fotos/ L Barbosa.
Presidente da CPI da FIFA Deputado Laudivio Carvalho/SD-MG, Fotos / L Barbosa.

CPI da Fifa pedirá apoio da Receita Federal em investigações sobre sonegação


A comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investiga denúncias de irregularidades cometidas por dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa) sobre o Presidência do Deputado mineiro Laudivio Carvalho, vai pedir colaboração da Receita Federal para investigar crimes de sonegação fiscal. A sugestão foi feita nesta terça-feira (5) pelo deputado Jorge Solla (PT-BA), durante reunião da comissão.
Comissão Parlamentar de Inquérito  CPI da FIFA, Fotos / L Barbosa
O deputado também sugeriu investigar os financiamentos dos direitos de transmissão. Investigação feita pela Justiça dos Estados Unidos aponta para um esquema mundial de propinas e subornos na comercialização de jogos e direitos de marketing de competições de futebol.
“São muitas transações, temos a oportunidade de identificar os caminhos da sonegação, indicar medidas e, juntamente com a Receita, evitar esse tipo de prática”, disse Solla.

Investigações
O relator da CPI, deputado Fernando Monteiro (PP-PE), afirmou que o roteiro apresentado na comissão é apenas um eixo para direcionar as investigações, mas garantiu que as observações dos deputados serão acatadas.
O deputado Major Olimpio (SD-SP) afirmou que a corrupção que está sendo investigada no futebol é semelhante às ocorrências do governo. Para ele, a Copa do Mundo de 2014 foi uma injúria aos brasileiros devido à destinação dos recursos públicos. Ele disse que a CPI tem a oportunidade de investigar os patrocínios dos clubes e também ressaltou a exclusividade dos direitos de transmissão dos jogos.
“Agora podemos investigar como funcionam os patrocínios. Por que as empresas públicas brasileiras põem tanto patrocínio no futebol? Por que há uma exclusividade nos direitos de transmissão? Está na hora de passar o futebol a limpo”, disse Major Olimpio. Segundo ele, os crimes praticados pela Fifa chegaram ao Brasil, devido à força do País dentro da instituição.




Postar um comentário

 
Copyright © 2013 jornal folha informa
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates