Ultimas

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Ex- Corinthiano Tite dá responsabilidade de "mago" a Coutinho e faz pedido ao torcedor

Por
G1 Esporte


Tite dá responsabilidade de "mago" a Coutinho e faz pedido ao torcedor
Técnico explica opção pelo meia do Liverpool na vaga de Willian, rasga elogios à sua criatividade, e pede ao público de Natal que entenda recuo ao goleiro: "Não será fácil"

Por que Philippe Coutinho jogará no lugar de Willian?
Essa pergunta obviamente foi feita ao técnicoTite em sua entrevista na véspera do jogo contra a Bolívia, marcado para às 21h45 desta quinta-feira, em Natal. Ele respondeu:
– As duas entradas do Coutinho (contra Equador e Colômbia), o momento dele e essa composição de um quarto homem de meio-campo que flutua. Ele faz isso com maestria. A linha de passe que ele abre para os três mais atrasados, as opções que dá, a mobilidade, o senso criativo. Estou dando essa responsabilidade a ele, mas ele tem que carregar, não é a toa que é chamado de Mago no Liverpool. Tal qual vejo nas grandes seleções, formo um meio-campo com quatro jogadores de capacidade de marcação e criatividade. Willian é mais agudo, mais incisivo, e aí tenho Neymar, que também tem capacidade de flutuar – explicou.
Renato Augusto será o capitão contra a Bolívia: ''Não vou mudar nada''
Tite repete formação com Coutinho, e confirma o time para encarar a Bolívia

Tite comanda a Seleção contra a Bolívia nesta quinta-feira, em Natal (Foto: Alexandre Lago/GloboEsporte.com)

Diante das vitórias convincentes sobre Equador e Colômbia, e da enorme expectativa de uma goleada sobre a Bolívia, antepenúltima da classificação nas eliminatórias para a Copa de 2018, Tite fez questão de ressaltar: o jogo não será fácil. Por isso, um pedido aos torcedores:


– Temos uma forma de jogar em que, por vezes, vamos atrasar a bola para o goleiro para que saia com o lateral do outro lado. Que o torcedor entenda isso sem apupos, é nossa forma de jogar para produzir bem e vencer. Que não se deixem levar por uma situação na qual vencemos os dois jogos e poderemos ter uma facilidade maior. Faço esse pedido de carinho.


Veja os principais trechos da entrevista de Tite:


REAÇÃO AO ABRAÇO DE COUTINHO E WILLIAN


– Estávamos conversando com a comissão técnica, e o Cleber (Xavier, auxiliar) disse que o Willian treinou muito, e falou dos dois abraçados. E se nós estamos falando, eles têm que saber que dá pra competir, elevar o nível técnico, mas ser leal. E dá pra ter personalidade forte. Não é vindo aqui reclamar publicamente que saiu do time ou fazendo trejeitos que nós conseguimos ler no vestiário. Reclamar não é ter personalidade forte, mas sair da equipe, ser informado, elaborar sua dor interna, ir lá e trabalhar forte, isso é ter personalidade forte. O Willian tem.


JOGO NA ARENA DAS DUNAS


Philippe Coutinho ganha vaga de titular no lugar de Willian para o confronto das eliminatórias (Foto: Pedro Martins/MoWA Press)

– O campo é um tapete, a gente vê a atmosfera nas ruas, e esse jogo é momento de mostrarmos maturidade enquanto equipe. Sabemos que estamos vindo de bons resultados, mas isso não assegura nada. A Bolívia ganhou de 2x0 em casa, de forma consistente, e empatou com o Chile, que, há seis meses, era considerada por todos nós a grande equipe. Eu falei pra eles (jogadores). Tem que ter nível de concentração alto.


MUDANÇAS NA EQUIPE


– O nível de expectativa é manter o padrão porque são quatro diferentes. Mesmo sabendo que o Fernandinho está jogando assim no City, que o Giuliano treinou assim, mas não é a mesma coisa. Se fizer o jogo que fez contra a Colômbia, em termos de desempenho, eu nem vou dormir até as quatro da manhã de felicidade.


FORÇAR CARTÕES AMARELOS PARA TER TIME COMPLETO CONTRA A ARGENTINA


– Os três pontos valem a mesma coisa. Eu sei que tem conotação maior por ser um clássico, mas qual é o nosso objetivo? Não queremos nos classificar? Vale igual. Temos que ter o mínimo de inteligência para avaliar isso, os atletas e eu. Se tivermos que tomar oito cartões e todos ficarem fora, mas termos o melhor desempenho possível, então vão ficar fora.


DESEMPENHOS INDIVIDUAIS NO 7x1


– Todos nós perdemos. Eu perdi junto e, com todo respeito, a crônica brasileira também perdeu. O torcedor perdeu, o jogador brasileiro, o diretor, uns mais, outros menos. O que aconteceu com o Fernandinho, com o desempenho que está tendo no City, a ponto de ser elogiado pelo Guardiola? Não podemos crucificar ninguém por circunstâncias que aconteceram.


THIAGO SILVA NO BANCO


– Primeiro, elimino todo preconceito e o conceito que faço é das minhas abordagens. Segundo, coloquei para os atletas que a escalação da equipe passa por um passado do atleta, pelo momento do clube e por uma posição comigo na Seleção. Marquinhos e Miranda jogaram muito: coerência. Quando fomos campeões brasileiros (no Corinthians) e o Elias chorou, falaram: "que amor pelo clube, que paixão bonita". E quando o Thiago Silva chorou ele se desequilibrou. Temos que ter um pouquinho de cuidado. Não conheço ninguém que seja só coração ou só mente. Todos nós somos um pouquinho dos dois.


CLASSIFICAÇÃO PARA A COPA DO MUNDO


– Com 52% dos pontos eu tenho certeza absoluta. Mas há de ficar atento a uma coisa antes: a equipe tem que jogar bem, manter nível de concentração alto, triangular, agredir a marcação de forma leal. Se a equipe adversária quiser picotar o jogo ou retardara com faltas, temos que entender que faz parte. Pega a bola e vai jogar! Se nos marcarem alto, encontrem opções de passe para chegar à frente. Quando o resultado vem com desempenho, aí dá confiança, gera expectativa de dizer que o time está se consolidando.


RENATO AUGUSTO CAPITÃO


– Ele desenvolveu inteligência tática fora dos padrões normais. Tem capacidade de observar, talvez tenha desenvolvido na Alemanha. E é autêntico. Eu gosto muito disso nas pessoas. Ele fala, mesmo quando são opiniões diferentes, tem essa característica. Em Natal, cambistas são presos com ingressos de Brasil x Bolívia

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 jornal folha informa
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates