Publicidade

Com início do inverno, termômetros podem chegar aos 12ºC em algumas cidades da Paraíba

Imagem ilustrativa do google

A estação mais fria ano teve início nesta segunda-feira (21) no Hemisfério Sul, oficialmente às 0h32 minutos. Em entrevista ao ClickPB, a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira, explicou que a redução da temperatura no estado deve ocorrer de forma gradativa, nos próximos dois meses, quando os termômetros podem chegar aos 12ºC durante a madrugada em cidades localizadas na região do Cariri.

“Climatologicamente, agosto é o mês mais frio do ano em nosso estado. No Brejo e Agreste costumam ser registrados 16ºC. No Litoral, durante a noite, podemos ter temperaturas de 21ºC. Já no Sertão e Alto Sertão, a mínima pode chegar aos 20ºC”, explicou.

A nova estação, que se estenderá até o dia 22 de setembro, tem ainda outra peculiaridade: a amplitude térmica. Em cidades como Monteiro, os termômetros podem passar dos 30ºC no início da tarde ficar abaixo dos 15ºC à noite. O inverno traz ainda um aumento gradual da força dos ventos, que costuma ter seu auge no mês de agosto, com registros mais intensos na região do Litoral.

No caso das chuvas, a previsão é de que os índices pluviométricos fiquem dentro da média histórica. Os meses de abril, maio, junho e julho são os mais chuvosos no Litoral, Brejo e Agreste. "O período de chuva do Agreste, Brejo e Litoral é de abril a julho. Já no Sertão, existe sim perspectiva de chuvas para o período, mas o comum costuma ser de fevereiro a maio", disse.


Por Emmanuela Leite
Redação ClickPB
R. jornal folha informa

Postar um comentário

0 Comentários